11/12/2018

Comunicado à População

Como é do conhecimento público, os Bombeiros Voluntários Portugueses tomaram a decisão de não reportar à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a movimentação de meios de socorro.

As notícias que têm vindo a público através dos mais diversos Órgãos de Comunicação Social são susceptíveis de interpretações erradas, pelo que é nosso dever esclarecer os nossos Munícipes que a prontidão e a eficácia da prestação do serviço de socorro não está a ser comprometida, pelo que, continuamos capacitados, como sempre, para servir a população.

Esta medida de protesto, é motivada pelo facto de os Bombeiros Voluntários Portugueses terem sido praticamente ignorados pelo Governo nas alterações Legislativas aprovadas em Reunião de Conselho de Ministros em 25 de outubro de 2018, onde não vemos nenhuma medida estrutural que contribua verdadeiramente para a melhoria do apetrechamento operacional dos Corpos de Bombeiros Voluntários, seja em Recursos Humanos ou Materiais, nem vemos salvaguardadas condições que permitam a sustentabilidade a prazo das Associações Humanitárias que os detêm.

Oliveira do Bairro, 10 de dezembro de 2018

O Presidente da Direção,