NOTÍCIAS

06/10/2014

Caimex 2014

Caimex 2014

Uma equipa de 16 operacionais do Corpo de Bombeiros de Oliveira do Bairro participou, no passado fim-de-semana (4 e 5 de Outubro), no exercício CAIMEX 2014, em Albergaria-a-Velha. Tendo como palco as antigas instalações fabris da celulose do Caima, o CAIMEX 2014 tratou-se de um exercício em modo LIVEX (à escala real) com o objectivo de recriar um cenário idêntico ao criado em situações de catástrofe natural. O exercício contou com o envolvimento de cerca de 100 operacionais dos distritos de Aveiro e Coimbra que, durante cerca de 24 horas, sem interrupção, efectuaram busca, salvamento e resgate de 37 vítimas encarceradas nos escombros de 14 edifícios.

Este exercício visou essencialmente testar a capacidade de organização de diferentes equipas num teatro de operações com elevada complexidade, agilizar os procedimentos, capacidade de autonomia técnica e humana e ainda melhorar a componente técnica e a interação entre equipas. As equipas envolvidas enfrentaram dificuldades como a escassez de acessos, estruturas instáveis, vítimas inacessíveis, bem como a própria autonomia técnica e alimentar durante a duração do exercício.

Os Bombeiros de Oliveira do Bairro contam já com a segunda participação neste tipo de exercícios, acrescentando outros treinos e formações frequentes dos seus operacionais de modo a que estes garantam uma resposta eficaz, não só em situações de catástrofe mas também, e essencialmente, em situações pontuais como derrocadas, abalroamentos ou acidentes semelhantes que possam acontecer no concelho de Oliveira do Bairro e arredores.

VER REPORTAGEM SIC




1 2 3 4 5 6 7