NOTÍCIAS

07/07/2020

22 Bombeiros ingressam no Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros de Oliveira do Bairro

22 Bombeiros ingressam no Quadro Ativo do Corpo de Bombeiros de Oliveira do Bairro

No passado sábado dia 04 de julho, decorreu a tão aguardada Cerimónia de Imposição de Capacetes aos novos Bombeiros.

Este momento determina formalmente o ingresso de 22 bombeiros ao Quadro ativo como Bombeiros de 3ª, depois de um longo percurso formativo que lhes deu acesso a todas as competências necessárias à nobre e exigente missão de Proteção e Socorro.

O Comandante Marco Maia no momento em que se dirigiu aos novos bombeiros, sublinhou a dedicação, disciplina e sentido de responsabilidade como pilares da gestão operacional. A par destes aspectos, a lealdade institucional e o sentido de missão estabelecem as linhas orientadoras para que a atuação do Corpo de Bombeiros seja profícua e eficiente em prol das comunidades que são servidas, contando para o efeito com todos e cada um deles.
Adicionalmente, dirigindo-se ao Sr. Presidente da Câmara Municipal Duarte Novo, referiu que hoje os bombeiros pagam para cumprir a missão a que se propuseram, sem que o Estado Português reconheça a verdadeira importância de todos estes homens e mulheres. Sublinhou por isso a importância de virem a ser criados mecanismos de apoio social que permitam melhorar a retenção destes bombeiros no Quadro Ativo, pois além da camaradagem e das palavras de motivação, pouco mais tem para lhes oferecer.

O Comandante do Quadro de Honra António Bastos, deixou palavras de motivação para estes novos bombeiros com base na sua experiência passada. Referiu alguns princípios basilares que orientam a conduta dos Bombeiros, dos quais se destaca a capacidade de tomada de decisão, a disciplina e o respeito por sí e pelos outros.

O Presidente da Direção Alberto Cardoso começou por reconhecer a importância destes novos elementos para o presente e o futuro do Corpo de Bombeiros. Ao Senhor Comandante e aos Formadores Internos, a Direção reconhece o seu empenho, mais intenso nos últimos tempos, na Formação dos Novos Bombeiros, permitindo que hoje estejamos com esta Cerimónia de Imposição de Capacetes. Aos Bombeiros mais velhos reconhecemos o acolhimento que prestaram aos mais novos. Dirigindo-se a todos os Bombeiros, o Presidente da Direção sublinhou o aprumo com que se apresentaram mudando o seu visual com o novo Fardamento e, a propósito, referiu que a Direção não tem regateado o investimento em fardamento nos seus Bombeiros, adiantando que o valor total das aquisições nos anos de 2019 e 2020 aponta para cerca de 58 500 euros. Extraindo a compra de fardamento destinado ao combate a incêndios urbanos e industriais subsidiado pela Câmara Municipal no valor de 12500 euros e a captação de recursos no peditório anual de Agosto, no valor de 16000 euros, dirigidos diretamente para a aquisição de fardamento, temos um valor de 30 000 euros de Fundos próprios da Associação, o que representa um bom esforço financeiro. A terminar, o Presidente da Direção pediu a todos os Bombeiros para continuarem a honrar a farda que vestem.

O Presidente da Câmara Municipal Duarte Novo considera que o Corpo de Bombeiros de Oliveira do Bairro é o Ativo mais importante da Associação Humanitária e reconheceu a importância da entrada destes novos Bombeiros para a sustentabilidade do mesmo. Em linha com esse princípio referiu que, em resultado dos contributos gerados por conversações com o Presidente da Direção e com o Sr. Comandante, o seu Executivo levará a discussão pública, a proposta de atribuição de um conjunto de benefícios sociais a atribuir aos Bombeiros Voluntários, aproveitando a ocasião para pedir o envolvimento de todos os presentes para contribuir para o enriquecimento do documento.

A encerrar as intervenções, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Manuel Silvestre, na qualidade de representante de todos os Associados, voltou a destacar o impacto positivo a prazo deste reforço significativo no nº de elementos do Corpo de Bombeiros.

A cerimónia decorreu de forma reservada, com a implementação das medidas que o atual contexto pandémico exige, não deixando por isso de registar este importante momento no percurso histórico do Corpo de Bombeiros, bem como o reconhecimento da entrega, trabalho de planeamento e disciplina de todos os envolvidos, nomeadamente aos Bombeiros Formadores e aos novos Bombeiros cujo nível de exigência e responsabilidade acaba de atingir um novo patamar.

DISCURSO INTEGRAL Presidente da Direção

DISCURSO INTEGRAL Comandante




1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13